Estudo Avaliativo

MONITORIA - 2014

PROMISAES - 2014

9f91e1dadf9eea1b41d67ce6ea80da77

Como receber rápido o seu diploma

A partir da aprovação em todas as disciplinas exigidas pelo curso até o registro do respectivo diploma, há uma série de procedimentos a cumprir. Quando rigorosamente seguidos, o recebimento do diploma será rápido. O erro na documentação implicará na devolução do processo à Unidade do aluno para que seja completada ou corrigida, o que causará um retardo desnecessário.

O fluxo depende do formando, da secretaria acadêmica da sua unidade, da Divisão de Diplomas/PR-1 e do deslocamento do processo pelos diversos pontos, feitos pelo malote oficial da UFRJ.

 

Tipos de Diploma

A UFRJ oferece cursos de graduação, a maioria com quatro anos de duração, havendo, porém, cursos de formação tecnológica, com cinco anos de duração, como os de Engenharia, e cursos com seis anos,  como o de Medicina. Dependendo do curso que o aluno escolher e de seus planos de estudos, ele poderá obter mais de um diploma, como, por exemplo, um Diploma de bacharel e um de licenciado.
Depois da graduação, há uma série de opções para a pós-graduação: lato sensu (cursos de Especialização e de Atualização) e programas de pós-graduação stricto sensu, compreendendo o Mestrado e o Doutorado.

Leia mais:Tipos de Diploma

Compete à Divisão de Diplomas da Pró-reitoria de Graduação:

 Chegando a esta DIP, toda a documentação que consta no processo será analisada de acordo com as leis vigentes e, estando correta, o diploma será registrado e assinado pelas autoridades competentes.
As assinaturas do Reitor ou de seu substituto legal, da Diretora da Divisão de Diplomas e do funcionário responsável, caso necessário, poderão ser reconhecidas no Cartório Guido Maciel, na Avenida Nilo Peçanha, nº 26, 3º andar.
 Uma vez registrado, o processo será encaminhado à Secretaria Acadêmica do curso de origem, para que o diploma seja retirado pelo aluno ou por seu representante legal.

Compete à secretaria acadêmica da sua unidade:

  • Solicitar à Divisão de Registro de Estudantes (DRE) o HE onde deverá constar a participação do formando no ENC. Se o aluno iniciou os estudos em outra Universidade, o HE também deverá conter as notas do vestibular por disciplina feito na instituição de origem, o programa das disciplinas cursadas e a tabela de equivalência das disciplinas transferidas que lograram dispensa na UFRJ.
  • Solicitar à DRE o Boletim de Orientação Acadêmica (BOA).
  • Fazer o requerimento ao Sr. Diretor da Unidade para abertura do processo visando a emissão do diploma.
  • Autuar o processo para registro na Divisão de Diplomas.
UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ