Pesquisa

Instagram Logo Contornado PR1cor1 Icone Email Logo Contornado PR1cor1 Icone UFRJ Horizontal Cor RGB OUVIDORIA

Divisão de Registro de Estudantes

Divisão de Acesso aos Cursos de Graduação

Núcleo de Educação a Distância

Procuradoria Educacional Institucional

A UFRJ é a universidade federal com maior número de projetos de pesquisa e de programas de pós-graduação, além de ser a de maior produção científica. O programa de Iniciação Científica da UFRJ é reconhecido nacionalmente e as Jornadas de Iniciação Científica e de Iniciação Artística e Cultural são um marco na vida da UFRJ. O objetivo principal é despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa, preparando-os para o ingresso na pós-graduação.

A Jornada de Iniciação Científica é um evento científico anual, dirigido aos alunos de graduação da UFRJ, e obrigatório para os bolsistas do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq – PIBIC.

Estruturada como um dos instrumentos de avaliação dos planos de atividades aprovados, no contexto do PIBIC, a participação da comunidade acadêmica, docentes e estudantes de graduação, vinculados ao programa ou não, é um sucesso na UFRJ e merecedora de avaliação positiva do Comitê Externo, grupo composto de pesquisadores 1A do CNPq, de cada uma das três grandes áreas – Exatas, Saúde e Humanidades -, convidado para acompanhar os trabalhos apresentados.

A expressiva participação dos estudantes representa a importância que a comunidade acadêmica confere a eventos em que estudantes de graduação apresentam trabalhos originais de pesquisa

As Jornadas de Iniciação Científica e de Iniciação Artística e Cultural são aprovadas em sessão conjunta dos Colegiados Acadêmicos e apresentam, ao final, sessões de melhores trabalhos em cada um dos seis Centros Universitários bem como uma sessão final em que são conferidas as Menções Honrosas e distribuídos os Prêmios fomentados pela FUJB - Fundação Universitária José Bonifácio.

Maiores informações: posgraduacao.ufrj.br

UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação